terça-feira, 30 de novembro de 2010

Gênesis

Olá e seja bem vindo, me chamo Ricardo e criei esse Blog, pois percebi o crescente uso da tecnologia Smart Cards no uso do Cotidiano.
Porém percebi também uma grande carência de Informações Técnicas sobre os mesmos e uma carência ainda maior de Profissionais Capacitados para trabalhar com elas.
Sou Especialista na área e trabalho com os mais diversos tipos de Smart Cards  com ou sem contato. E o cartão que mais gosto de trabalhar e sem dúvidas o mais interessante de todos é o Java Card.
Espero que gostem da Iniciativa e que seja muito prazeroso o seu aprendizado da mesma forma que é para mim compartilhar um pouco da minha experiência com vocês.

Smart Cards.
Um Smart Card (Cartão Inteligente), armazena e processa informações através de circuitos integrados de silício (Chip) embutidos em um cartão plástico de material geralmente composto por PVC (Policloreto de Vinila) ou Policarbonato.
Esses Chip's podem ser acessados tanto por "contato" como por campo eletro-magnético "sem-contato",  também possuem a capacidade de gerênciar alimentação elétrica e processamento de dados.
Muitos possuem técnicas avançadas de proteção por Hardware como mixagem de blocos no substrato de Silício e DPA Countermeasures(link).


Breve História.
A idéia de se embutir um chip em um cartão plástico surgiu de dois inventores alemães Jürgen Dethloff e Helmut Grötrupp em 1968 o qual patentearam a invenção mais tarde.
Em 1970 Kunitaka Arimura do Arimura Technology Institute no Japão registra também uma patente de um Smart Card.
Entre 1974 e 1979 Roland Moreno um Jornalista Francês registrou 47 patentes referentes a Smart Cards em 11 Países.
No final dos anos 70, a CII Honeywell Bull agora conhecida como Groupe Bull (uma compania de computadores Francesa), foi a primeira a comercializar a Tecnologia Smart Cards e introduziu no mercado os cartões micro-processados.
No início dos anos 80, os primeiros Smart Cards começaram a ser utilizados na França e Alemanha como cartões pré-pagos de Telefonia e cartões de débito e crédito bancarios, essas tentativas de sucesso provou o potencial dos Smart Cards contra fraudes e sua flexibilidade.
Com o recente avanço da tecnologia em Chips e os modernos Motores Criptograficos, Smart Cards se tornaram mais poderosos e vem sendo usados nas mais diversas aplicações como armazenamento de crédito eletrônico, substituindo o dinheiro de papel, armazenando prontuários médicos, prevenindo acesso não autorizado a serviços de TV a Cabo e Satélite, promovendo segurança em serviços de Telefonia Móvel (GSM), Cartão de Registro de Identidade Civíl (link) , Certificação Digital, e muito mais.


Como podem ver é segmento em desenvolvimento com centenas de possibilidades de uso e aplicação ainda pouco explorada.
Minha intenção é rechear esse Blog com dados técnicos, tutoriais com código fontes e exemplos. Inicialmente focarei meus esforços na Tecnologia Java Card porém nada impede de falar sobre as outras tecnologias como MiFare (RFID), Crypto Memory, etc.
Criticas e Sugestões serão bem vindas desde que construtivas. 
Perguntas do tipo "Como faço para ler um Cartão de Crédito?" ou "Como Credito o Vale Refeição / Transporte" serão prontamente ignoradas.


Um Grande Abraço!

8 comentários:

  1. Parabens Massao, trabalho com J2EE há 2 anos, e quero iniciar meus estudos com JavaCard, pois bem, estou a procura de cursos especializados, se possível poderia me indicar algo?

    ResponderExcluir
  2. Mto Obrigado.
    Infelizmente não conheço nenhum curso Java Card, uma das poucas pessoas que provia curso e palestras desse tipo era o Igor de Medeiros, porêm ele deixou esse ramo e vem me passando seus contatos desde então, pois fui uma das poucas pessoas que dominou o assunto no Brasil, desde então resolvi criar esse blog para dar continuidade de disseminação do Java Card na linguagem nativa tupiniquim.
    Qualquer dúvida é só perguntar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Diego Amauri Gago de Souza19 de abril de 2011 às 13:36

    Quero acompanhar o blog, pois estou tentando entrar no ramo do JavaCard.
    Hoje sou iniciante em J2ME, caso posso me orientar, serei grato, tipo algum curso ou conhecimento de pré-requisito.

    ResponderExcluir
  4. Olá Diego,
    Na verdade o unico pré-requisito para se programar para Java Card é conhecer bem o sistema Hexadecimal, pois é a forma que o Cartão se comunica com o mundo exterior.
    E conhecer o Básico de OOP e da Sintaxe Java.
    Ter uma Leitora e um Cartão Java de desenvolvimento tbm ajuda bastante, porém vc poderá trabalhar com o Emulador embora esse possua algumas limitações.
    Boa Sorte! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ola, gostei do Blog..pode me dizer quando surgiram os primeiros cartões bancários no mundo? Descrever um historial sobre o assunto. Pode ajudar??

    Tânia Tsamba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, estou fazendo uma pesquisa sobre Smart Cards e trazendo para aqui um pouco que pesquisei e traduzi :

      A proliferação de cartões de plásticos começou nos Estados Unidos por volta dos anos 50, com o baixo custo do material de PVC foi possível fabricar um cartão durável onde era uma melhor opção do que usar o papel. O primeiro cartão de pagamento, feito de plástico, para uso geral foi emitido pelo Diners Club em 1950. Naquela época ele foi feito com exclusividade para uma classe de indivíduos, portanto serviu como um símbolo de status, permitindo a quem o possuísse pagar a conta apenas com o seu "bom nome" ao invés de usar diretamente o dinheiro. Inicialmente apenas um grupo seleto de hotéis e restaurantes aceitavam esses cartões, por isso que na época esses cartões ficaram conhecidos como um cartão para viagens e entretenimentos.
      A entrada da Visa e do MasterCard no mercado conduziu a uma rápida proliferação do "dinheiro de plástico" na forma de cartões de crédito. Os primeiros a experimentarem foram os Estados Unidos, em seguida veio a Europa e depois o resto do mundo alguns anos mais tarde. Hoje, cartões de crédito permitem viajantes comprarem sem dinheiro em espécie em qualquer lugar do mundo. O dono do cartão tem as vantagens deste meio de pagamento e ainda evita o risco de ter seu dinheiro roubado ou até mesmo outros tipos de perigo enquanto viaja. Usando um cartão de crédito evita a desgastante tarefa de trocar a moeda enquanto viaja por outros países. Essas vantagens fizeram com que os cartões de crédito rapidamente fossem adotados no mundo todo. Bilhões de cartões de crédito são produzidos e emitidos anualmente.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.